sexta-feira, 6 de setembro de 2013

                                                      Historia do Fps


Tiro em primeira pessoa (do inglês first-person shooterFPS) é um gênero de jogo de computador e videogame, no qual se enxerga apenas o ponto de vista do protagonista, como se o jogador e personagem do jogo fossem o mesmo observador.
Inicialmente jogos como simuladores de vôo também eram considerados "tiro em primeira pessoa", mas nos anos 90 a nomenclatura passou a designar jogos em que se controla um personagem livremente pelo cenário, carregando armas de fogo. Nesse sentido, considerado primeiro FPS para computador foi Wolfenstein 3D (1993), da ID Software.
O gênero também foi conhecido por "Estilo Doom" ou "Tipo Doom", devido a popularidade desse jogo (também da ID Software). O primeiro jogo FPS brasileiro foi o jogo Incidente em Varginha, lançado em 1998.
Inicialmente, havia jogos que simulavam uma perspectiva em primeira pessoa, mas não podendo se locomover. Um dos primeiros a poder se locomover foi Battlezone (1980), um simulador de tanque da Atari, bastante popular.
O gênero só começou a se definir no fim dos anos 1980, quando os gráficos 3D se aperfeiçoavam. Em 1991, os futuros fundadores da id Software lançaram Hovertank 3D, um jogo de tanque com um complexo labirinto 3D. Após isso lançaram Catacomb 3D, com várias melhorias nos gráficos e na jogabilidade.
Em 1992, a tecnologia fora aperfeiçoada com suporte para gráficos VGA em Wolfenstein 3D, lançado pela id Software, também trouxe a possibilidade de mudar de arma, coletar munições, entre outras novidades. Wolf 3D tornou-se um sucesso e é considerado o primeiro FPS real.
Em 1993 a id Software lançou Doom. Com aperfeiçoamentos gráficos (texturas no teto e chão, paredes de tamanhos diferentes, níveis de altura diferenciados) e modosmultiplayer, tornou-se o título seminal do gênero, virando sinônimo de jogo FPS.
Em 1996, mais uma vez a id inovou o gênero, com Quake, o primeiro FPS com gráficos totalmente tridimensionais, pois os títulos anteriores mostravam os inimigos e armas como figuras bidimensionais. O seu motor de jogo foi vendido a várias empresas, dando origem a muitos títulos, como Half-Life e Counter-Strike. No mesmo ano foi lançado Duke Nukem 3D, da 3D Realms, que também possuía os avanços gráficos de Quake (ambientes destrutíveis, alturas variáveis para cômodos, salas-sobre-salas) e fez sucesso com seu protagonista machão e sarcástico.
Havia poucos títulos para consoles, principalmente pelos controles com joystick não serem precisos como teclado e mouse, Os jogos em videogames só se popularizaram comGoldenEye 007 (1997) para o Nintendo 64, que incorporava inteligência artificial avançada, missões e cenários fiéis ao filme GoldenEye, um modo multiplayer em tela dividida com muita variedade (até quatro jogadores simultâneos) e um joypad com função analógica 3D e direcional digital, atuando sinergicamente, dando mais jogabilidade para o jogo em console. Os atiradores de console também se popularizaram na década de 2000 com a série da Microsoft Halo, com o primeiro jogo (2001) sendo o principal título no lançamento do Xbox, a sequência Halo 2 (2004) sendo o título mais vendido do console e ajudando a popularizar o serviço online Xbox Live, e Halo 3 (2007) sendo o título mais vendido do console seguinte, o Xbox 360.
Um dos gêneros mais populares de tiro foi de jogos situados na Segunda Guerra Mundial, começando por Medal of Honor, em 2001. Sequências de Medal of Honor, bem comoBattlefield 1942 (2002) e as séries Call of Duty e Brothers in Arms popularizaram os atiradores históricos.
Exemplos .:
Point Blank












                                                                         Combat Arms



                                                           Assault Fire


E etc....

Vlw pela compreenção 

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